Como surgiram os sobrenomes:
Os sobrenomes nasceram pela necessidade de distinguir as pessoas. Nas antigas aldeias moravam poucas pessoas e assim para distinguir-se era suficiente o nome: Pietro, Giovanni, Maria....., pois na mesma aldeia tinha somente um Pietro, uma Maria...
Mas o número de pessoas foi aumentando , assim foi necessário acrescentar algo mais para se distinguir, pois na mesma aldeia já se repetiam nomes: dois Pietro... Então se acrescentou ao nome, o nome do pai, exemplo: Pietro di Giovanni (Pietro filho de Giovanni).
Mas as aldeias continuavam a crescer e as mais importantes já tinham uma igreja. No domingo, após a missa as pessoas encontravam-se para conversar. Perceberam que não era mais suficiente dizer "Pietro de Giovanni", pois haviam nas localidades duas ou mais pessoas que se chamavam Pietro e eram filhos de Giovanni. Então, junto com o nome ao invés do nome do pai, acrescentavam:
A) Origem de "Patronímico". São os sobrenomes que têm origem do nome de um antepassado. Esse antepassado que se chama o "capostipite": o primeiro que deu o sobrenome a toda a família. Lorenzi é um desses sobrenomes e o significado é "Filhos de Lorenzo", o capostipite dessa família chamava-se Lorenzo. Também Bortolotto é um destes sobrenomes e o significado è "grosso/grande Bortolo", o sobrenome do capostipite era Bortolo e seguramente era um homem grosso/grande.
B) Origem de "Toponímia". São os sobrenomes que têm origem de lugares, exemplo "Vicentini" é um sobrenome que tem origem de Vicenza o significado é "Pessoas que chegam de Vicenza". Fontana é um destes sobrenomes e o significado é "Pessoas que moram perto da fonte/chafariz/manancial". Também Dal Pozzo é um destes sobrenomes e o significado é "Família que mora perto do poço" ou Pietro Dal Molin que significa " Pedro que chega do moinho".
C) Origem de "Profissão". São os sobrenomes que têm origem de ofícios. como Dalle Mole, o significado é "Família que faz as pedras molar" ou Muraro que significa "pedreiro" ou Munaro que significa "moleiro".
D) Origem das "características corpóreas", são sobrenomes que tem origem de algumas características físicas das famílias "capostipite", um destes é Rossi, o significado é "pessoas que tem cabelos rubros ou vermelhos".
Origem da Família VIGNOLI
A família Vignoli é antiga na Itália, surgiu no tempo da colônia, muito antes da república, antes da Àustria entregar Vêneto à Napoleão III. Vinholi é simplesmente a pronúncia de Vignoli. A família é a mesma, o que acontece é que quando a França trocou a Bélgica por Vêneto, pouco tempo depois, houveram invasões de bárbaros (Croatas, Lombardes, etc) estourando a 1º Guerra. Foi quando parte da família Vignoli na região de Vêneto, residida na Ilha Le Vignole (Venezia) embarcou nos navios que debandaram rumo a América (Brasil, Argentina e Uruguay) Ao chegar aqui se espalharam pelo território brasileiro. Alguns imigrantes não trouxeram as certidões da Itália e neste caso o escrivão datilografava como ouvia, surgindo assim inúmeras escritas: vignole, vinholi, vinhole, vinhola e vignoles...
Em breve continua...
Significado da palavra VIGNOLI
Vignoli vem do vinho
(Vigno)= Vinho
(Li)= vem do pronome (Le)= Ele... ou do pronome Ali (que no caso significa a origem) de onde ele vêm.
Possivelmente surgiram das plantações de Vinhedos da região norte da Itália pois a família Vignoli tem por sua vez a origem principal na Regione di Liguria (provincia di Genova) muito próximo a regione di Piemont, um dos lugares que apresentam os melhores vinhos da Itália.